No momento, você está visualizando 8 dicas para melhorar o café coado em casa

8 dicas para melhorar o café coado em casa

Com estas 8 dicas dos baristas do Mono Cafés Especiais seu café ficará ainda mais saboroso

Todas as casas provavelmente tem um coador de café. O café coado é uma das bebidas preferidas para acompanhar o café da manhã, a bebida que servimos às visitas, a bebida que nos acompanha durante a jornada de trabalhos e estudos. Apesar do boom das cafeteiras de cápsulas nos últimos anos, o método mais comum de preparar/servir o café em nossas casas ainda é o coado. Veja abaixo 8 dicas para melhorar a extração e sabor do seu coado em casa!

1. A ESCOLHA DO GRÃO 

O mais importante no processo é o grão e sua qualidade. Com um café bom e bem torrado, a sua bebida ficará saborosa sem muito esforço. Sabemos que as famílias já estão acostumadas a comprar cafés nos supermercados, mas convidamos vocês a experimentarem cafés de microtorrefações e de outros lugares, até encontrar o seu favorito (ou favoritos). Tem muito grão bom nesse Brasil. Conheça os grãos que torramos por aqui.

2. NÃO USE ÁGUA DA TORNEIRA NO PREPARO DO SEU COADO

A água é o principal elemento que compõe o café, logo, a qualidade dela é muito importante.O ideal é que ela seja mineral ou tenha passado por um filtro de boa qualidade. Se você usar água direto da torneira, ela virá com muito cloro, e isso vai alterar o sabor do café.

3. ESCALDE O FILTRO DE PAPEL ANTES DE COAR

Escaldar quer dizer limpar com água fervente. Enquanto espera a água esfriar, jogue um pouco dela no filtro de papel. Isso tira o sabor de celulose que pode passar paro café. Inclusive, ter o hábito de sempre escaldar tudo o que você usa para fazer o café é bom para tirar qualquer resíduo ou sabor que pode prejudicar o resultado final.

4. A TEMPERATURA DA ÁGUA PARA COAR

A temperatura ideal da água para coar o café varia entre 96º a 100º C, dependendo da altitude de onde você está. Por isso, caso você não tenha como medir, a dica é ferver a água e esperar em média 1,5 minuto antes de coar o café.

5. A MOAGEM DO CAFÉ

O ideal é moer o café na hora, para que ele mantenha o máximo de suas propriedades ao ser coado. Mas se você não tiver moedor, não tem problema usar um bom café já moído. Apenas preste atenção na consistência e textura: não pode ser nem muito fina e nem muito grossa. O ideal é que se pareça com areia.

Dica: Uma colher de sobremesa equilave a 5g de café na moagem sugerida.

6. A QUANTIDADE IDEAL DE CAFÉ

O padrão que estamos acostumados no Brasil é 1/10, ou seja, 10 gramas de café torrado já moído para 100ml de água. Nós, aqui do Mono, preferimos ele um pouco mais diluído em água, por uma questão de equilíbrio. Mas fica a critério de cada um.

7. MEXA O CAFÉ DURANTE A EXTRAÇÃO

Muita gente simplesmente coloca o café e espera o coador filtrá-lo. Mas quando você mexe o café consegue extrair mais sabor e propriedades dele. Faça experiências para encontrar o que VOCÊ prefere.

8. EXPERIMENTE O CAFÉ DEPOIS DE FRIO

A bebida muito quente mascara as características tanto boas quanto ruins do café. Apesar da tradição ser do café bem quentinho, experimente ele conforme for esfriando e veja como os sabores vão mudando.

Deixe um comentário