Um breve resumo do caminho do café e quem são as pessoas responsáveis por isso
Produção
- Ação ligada ao produtor de café: Todo planejamento de safra, varietal, manuseamento do solo, etc.
- Colheita: Pode ser manual ou mecanizada, seletiva ou não seletiva. Isso dependerá de recursos financeiros, condições geográficas e projeto do produtor.
- Processamento: O que fazemos com o café após ser colhido. Isso inclui fermentações induzidas, secagem com casca ou sem, com mucilagem, etc. É um universo.
- Despolpamento e descascamento: Ação de remover a semente da fruta ou do pergaminho. (Importante informar que as ordens de processamento podem se alterar devido às opções de modelos, condições geográficas, etc.)
- Armazenamento: Preferencialmente em galpões com controle de temperatura e umidade.
- Transporte: Nacional ou internacional, terrestre ou marítimo (pode estar em outras etapas também).
- Torra: Processo de transformação da matéria-prima e industrialização do grão.
- Moagem: Pode ser feita pelo consumidor final, pelo varejista ou pela torrefação.
- Preparo: O ato de fazer e consumir o café, simples assim, ou não…
Atores da cadeia
- Produtor
- Dono da usina/máquinas de beneficiamento
- Trader e logística
- Torrefação
- Varejista
- Consumidor
A ideia aqui é mostrar de maneira superficial o caminho do café até sua xícara, e quem participa dele, considerando que são processos de extrema complexidade dentro de seus próprios universos.
Existe a possibilidade de uma verticalização do processo, como um produtor beneficiar o próprio café ou uma torrefação ter sua própria cafeteria. Em alguns casos, é possível observar a total verticalização do processo, quando um produtor torra e embala o café, como costumam ser alguns produtores de vinho. Porém, essa é uma realidade que atinge um grupo pequeno de produtores; a grande maioria enfrenta dificuldades para adentrar ao mercado com café torrado.
Isso ocorre por alguns fatores:
- A distância física dos grandes mercados consumidores
- A falta de know-how em marketing e desenvolvimento de produto, como embalagens e campanhas de comunicação
- A falta de produto à pronta entrega, como venda de impulso em gôndolas
Por esse resumo do caminho do fruto à xícara, gostaria de chamar a atenção para a quantidade de atores presentes e o impacto que isso traz no preço final do produto, à medida que todas as etapas devem ser remuneradas e geram custos geralmente altos. Há quem defenda, inclusive eu, que os valores para se consumir café especial são baixos se correlacionarmos com a dificuldade e complexidade que é produzir qualidade nessa cultura. Uma cultura que naturalmente exige muito estudo, dedicação e tempo para se obter bons resultados.
André Sanchez